23/10/2020 - COMFORT FOOD: Entenda como despertar as melhores sensações nos consumidores




VOLTAR

Para grande parte dos consumidores, a alimentação está muito além de simplesmente ingerir comida. O ato de se alimentar envolve, além de sabor, aroma e textura do alimento, memórias gustativas que podem gerar sensações de aconchego, nostalgia e conforto. E é justamente nesse ponto que entra o conceito de comfort food.



A tendência está ganhando cada vez mais espaço no setor alimentício e, portanto, preparamos este conteúdo para que você entenda o que significa comfort food e por que vale a pena apostar nessa ideia. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!



O que é comfort food?



Como consta no próprio termo, trata-se do conceito de usufruir de uma “comida de conforto”. Isto é, que desperta emoções de aconchego e alegria, nos remetendo a momentos especiais — como uma viagem marcante, um almoço em família ou um episódio da infância (o sabor de um prato que só nossas avós sabiam preparar).



Comfort food é uma tendência que está conquistando cada vez mais adeptos pelo mundo e, para atender a essa demanda, muitos restaurantes estão indo em direção contrária ao fast food e oferecendo alimentos mais saudáveis e “confortáveis”.



Quais as principais características do comfort food?



Cada pessoa tem seu próprio comfort food, ou seja, um tipo de alimentação ou prato em específico que tem ligação com sua trajetória e história de vida. Estamos nos referindo a muito mais do que um alimento para nutrir o corpo. A ideia se baseia em consumir uma comida para a alma.



Dito isso, uma das principais características do comfort food é que os pratos sejam derivados da comida caseira, pois a ideia é transmitir a sensação que foi preparada por alguém especial.



Além disso, o comfort food se caracteriza, principalmente, por pratos que, embora sejam simples, são ricos em sabor, fartos e capazes de estimular as melhores sensações e memórias nas pessoas.



Resumindo, comfort food é uma alimentação com aparência e aroma de comida caseira, o que acaba elevando o simples ato de comer a um estado de espírito. É por isso que o conceito tem sido atribuído ao marketing sensorial e de nostalgia.



Ela tem 4 tipos principais:



Comida de Indulgência: Aqui o objetivo é apenas prazer. Não importa o valor nutricional, mas sim a satisfação que esse alimento faz para você. Por exemplo, hamburguer, pizza, massas. Dica: Faça seus clientes felizes. Explore sua comunicação.



Comida Nostálgica: Sabe aquele ingrediente ou prato que só tem na sua cidade natal ou só sua mãe sabe fazer? Pois é. Isso é um tipo de confort food. Por exemplo, pudim, bolo. Dica: Pergunte-se - Você tem algum cliente que viaja só para consumir algum produto?



Comidas de Conveniênica: Aqui temos praticidade e ligação afetiva. Seu produto deve ser muito gostoso e de fácil consumo. Por exemplo, cookies, snakers. Dica: Que tal pensar mais sobre esses dosi aspéctos no seu estabelecimento?



Comidas de Conforto Físico: São aquelas cujas composição, temperatura e textura proporcionam, além do bem-estar emocional, uma melhora no seu estado físico. Exemplo, café, chá ou açaí. 



Aproveite esse momento para criar a relação emocional que só o seu tempero, preparo, atendimento ou ingredientes podem proporcionar! Nós estamos aqui, para oferecer leite em pó integral, leite em pó desnatado, creme de leite e soro do leite, para todas as necessidades. Não importa a receita, nossos produtos lácteos é sempre sucesso!



 



 




Descubra mais



NEWSLETTERS